Curta e Siga


Diferença entre Tendinopatia e Tendinose







Tendinopatia (doença do tendão), e este é o conceito mais atual: as inflamações nos tendões (tendinites) são somente uma das causas de dor nesta estrutura, e muitos outros diagnósticos podem afetar os tendões, causando não somente inflamação, mas também degeneração (tendinose).

Tendões são estruturas que unem os músculos aos ossos, e nos esportes são frequentemente sobrecarregados devido à repetição de movimentos.

A tendinite é uma inflamação no tendão, geralmente manifestada somente pela presença de líquido no peritendão, que é uma membrana que reveste os tendões. A tendinose, termo mais correto para falar da lesão crônica, é um processo degenerativo, onde geralmente o tendão já mudou a sua estrutura molecular e pode até mesmo estar com micro-rupturas no seu interior. É por isso que muitas tendinopatias não melhoram com uso de anti-inflamatórios e técnicas de fisioterapia para combater a inflamação.

O que é tendinopatia?

A tendinopatia significa doença do tendão. O tendão doente surge quando o paciente permanece com uma inflamação crónica na região durante muito tempo. O quadro inicial de dor ou de desconforto no tendão, com o passar do tempo, provoca doença na estrutura do tendão que fica mais fraco e sujeito a uma ruptura com pequeno esforço. No quadro inicial de dor no tendão dizemos que o paciente está com tendinite essa inflamação em geral está ao redor do tendão( tenossinovite) porém, com o passar do tempo todo o tendão fica doente e surge a tendinopatia.  

O que é tendinose?

A tendinose é e certa forma igual a tendinopatia, o termo é usado na descrição dos exames de imagem principalmente da ressonância magnética das articulações. Poderíamos definir tendinose como o aspecto imaginológico da tendinopatia. Quando o radiologista descreve um tendão como tendo tendinose ele quer dizer que esse tendão apresenta características estruturais diferente do tendão sadio. Na ressonância do ombro a tendinose do supraespinal (supraespinhoso) significa que o tendão apresenta-se espessado com áreas de edema e eventualmente pequenas rupturas intra-substanciais, resumidamente o tendão está doente. essa doença do tendão provavelmente foi provocada por uma doença crónica na região.

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário