Curta e Siga


O que é tendinopatia do tendão supra-espinhoso?





 

O músculo supra-espinhoso é encontrado numa região conhecida como fossa supra-espinhal da escápula (aquela conhecida antigamente como "pá do ombro"!); e tem suas dimensões delimitadoras, que é desta região até o início ou cabeça do úmero; este que é o osso que constitui a região do nosso membro superior conhecida como braço (lembrete: o membro superior é formado de braço, antebraço, punho e mão).

A tendinite do músculo supra-espinhoso é uma lesão de característica inflamatória muito comum em nossa população, principalmente na que precisa dos braços para trabalhar. Ela pode ser resultante de inúmeros fatores: uso excessivo e por longo tempo; pegar peso demais; pancadas na região; posições mantidas por muito tempo; entre outros.

Entre os sinais e sintomas que possam caracterizar que você esta sofrendo de tendinite do supra-espinhoso estão

  • dificuldade de levantar o braço a altura da cabeça; de pegar um objeto muito ou pouco pesado (fraqueza e dor);
  • dor ao pentear o cabelo, abotoar o sutiã ou coçar as costas; dor ao apertar o ombro; enfim,
  • dificuldade de realizar qualquer movimento em que seja necessário rodar o braço e/ou levantá-lo acima da cabeça.

O tratamento deste acometimento é simples, porém demorado até se ter uma recuperação total; quando esta é possível. E, dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário até uma intervenção cirúrgica neste tendão; sendo estes os casos mais avançados desta patologia.

As fibras do tendão falham quando as cargas aplicadas excedem a sua resistência. O processo começa com alterações no tendão que se denominam de tendinites. As forças a que o tendão do supra-espinhoso está submetido levam a lesões acumulativas. Mesmo quando o tendão se cura, o tecido cicatricial diminui a elasticidade normal do tendão, que pode se tornar insuficiente para o próximo esforço. Os sintomas clínicos de dor e incômodo podem desaparecer sem que haja reparação do tendão.

Os episódios subseqüentes, mesmo quando submetidos a cargas menores do que o defeito inicial, levam a um processo degenerativo que progressivamente causa falha no tendão. O tratamento deve ser feito de acordo com a gravidade da lesão. Nos casos mais leves, o paciente deve repousar, tomar medicação analgésica e antiinflamatória e fazer fisioterapia. Cirurgias só são indicadas nos casos mais severos.

A fisioterapia tem um papel importantíssimo no tratamento deste acometimento; tanto nos casos não cirúrgicos como nos casos cirúrgicos, onde neste último o fisioterapeuta atua antes e depois do procedimento. Entretanto é de fundamental importância que o paciente procure atendimento médico o mais precoce possível, pois quando mais cedo for diagnosticada, a tendinite terá melhor resultado quanto à melhora.

 
 
 
DICAS DA DANI:
 
ACESSE O BLOG FAÇA FISIOTERAPIA. TRATAMENTOS PARA TENDINITES!
 
ACABE COM AS DORES CAUSADAS PELA TENDINITE. CLIQUE AQUI!

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

3 comentários

Anônimo disse...

Prevenir, observar seu corpo e parar antes que fique pior a crise. PÁ
RE!

Andy disse...

A prevenção sempre é o melhor remédio. Porém, venho apresentando estes sintomas desde 2006, fui em diversos traumatologistas, fiz exames e...nada.Neste ano, finalmente, um médico fez o diagnóstico e a eco confirmou a "tendinopatia do supraespinhal". Faço fisio e está pior. Se o diagnóstico e tratamento tivesse sido efetuado de forma correta desde o princípio, talvés eu não estivesse nessa situação.

vinícius martins disse...

Comecei a sentir as dores com o uso excessivo no trabalho, e não é trabalho braçal, simplismente computador! Horas e horas. Estou com 2 meses com o problema sem trabalhar e tratando realmente a 1 mês, pois a falta de vontade de médicos que não se importam com seu problema. Diagnósticos errados com tratamentos errados e perdi 1 mês sem qualquer melhoria. Agora estou tratando corretamente mas o processo é longo e lento.