Curta e Siga


Sintomas, avaliação e causas da tendinite do iliopsoas








Os pacientes que têm tendinite ou bursite do músculo iliopsoas geralmente apresentam queixas na região anterior de quadril ou dor na virilha. Como em outros casos de tendinite, inicialmente, o paciente pode notar dor após o início da atividade agravante. Esta condição pode progredir para dor que persiste durante a atividade, mas diminui com o repouso e, eventualmente, à dor durante a atividade e em repouso. O tempo médio de aparecimento inicial dos sintomas ao diagnóstico foi observado ao intervalo 32-41 meses.

Na apresentação, os pacientes podem notar a dor com esportes específicos relacionados com atividades, como correr, correr, ou chute. Dor com atividades simples, como vestir meias e sapatos, passando de uma posição sentada com o quadril fletido durante algum tempo, subir escadas ou declives, ou caminhada rápida podem ser relatados.
A dor pode irradiar para baixo da coxa em direção anterior do joelho. Os pacientes podem relatar dor anterior do joelho coerente com tendinite patelar ou disfunção femoropatelar, que pode ser o resultado de um músculo iliopsoas apertado.

O exame físico deve centrar-se no exame completo do abdômen, quadril e na virilha. Nas mulheres, um completo exame pélvico também deve ser considerada.

Inspeção

O quadril pode ser realizada em ligeira flexão e rotação externa para aliviar a tensão no aparelho músculo-tendíneas.
Marcha pode demonstrar um comprimento do passo encurtado no lado afetado e flexão do joelho aumentou no calcanhar.

Palpação

Uma inclinação pélvica anterior pode ser importante porque provoca um aperto posterior do músculo iliopsoas. 
A palpação profunda para a área do triângulo femoral, que é limitado superiormente pelo ligamento ilioinguinal, medialmente pelo músculo adutor longo, e lateralmente pelo músculo sartório, os resultados em directo palpação da junção músculo-iliopsoas.
Sensibilidade sobre a inserção do tendão do iliopsoas pode ser percebida pela palpação do trocanter menor sob a prega glútea com o paciente deitado em decúbito ventral.

Testes funcionais

Testes funcionais inclui  flexão do quadril em 15 ° com a palpação do músculo psoas abaixo da metade lateral do ligamento inguinal.
O paciente também pode ser convidado a se sentar com os joelhos estendidos e subseqüente elevação do calcanhar no lado afetado. A dor causada por essa manobra (Ludloff um sinal positivo) é consistente com uma tendinite iliopsoas porque o iliopsoas flexor do quadril é o único ativado nesta posição.
O sinal de rotação de quadril ou teste de extensão também pode ser realizada. Comece com o quadril afetado em um joelhos flexionados, e rodado externamente posição (de joelho é flexionado para a facilidade de ensaio), e passivamente mover o quadril em extensão. Isso pode resultar em uma pressão sonora ou impulso palpável na região inguinal. Dor associada com esta manobra é altamente sugestivo de tendinite iliopsoas ou bursite.

Causas

As 2 causas mais comum de tendinite do iliopsoas são lesão aguda e ferimento do uso excessivo. A lesão aguda geralmente envolve a contração excêntrica do músculo iliopsoas ou flexão rápida contra a força de extensão / resistência, mas menos comumente pode resultar de trauma direto. O fenômeno uso excessivo pode ocorrer em qualquer atividade, resultando em flexão do quadril repetidas ou rotação externa do fêmur. 

Entre bailarinos, uma estreita largura bi-ilíaco, maior rapto, diminuição da rotação lateral, e com maior força nos rotadores laterais foram descritas mais freqüentemente com síndrome de encaixe do quadril, que está relacionada com a tendinite iliopsoas.

A artrite reumatóide pode ser uma causa da bursite do iliopsoas.

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

3 comentários

maria aparecida costa disse...

oi tenho alguns sintomas muito doloridos nos quadris quando fico muito temo sentada ou deitada, não sei se caracteriza tendinite.
nos dias mais frios aumenta as dores.
Foi muito bom ter encontrado esse blogger. Valeu a informação. Sou de Floripa e gosto de ler sobre assuntos de diversos, princípalmente sobre o corpo humano e suas causas e sintomas.

Unknown disse...

Músculo psoas

A tempo que eu passo certo trabalho com dores na virilha esquerda após um chute forte que dei jogando futebol.
Ao ser examinado foi identificada além da distensão na virilha esquerda (sou esquerdo), uma lesão mais antiga na musculatura mais interna na região abdominal esquerda.
Este quadro me provoca dores constantes um pouco acima da região da virilha esquerda, bem próximo ao canal inguinal.
Li este artigo seu e gostaria da vossa opinião: http://www.sbrate.com.br/index.php?lesoes&pagina=4&dado_id=85

Já fui examinado e não tem hérnia inguinal, o que me fez ter uma melhora foram sessões de quiropraxia para colocar tudo no lugar e alongar a musculatura lombar, desbloquear as musculatura abdominal e por aí vai.

Aguardo sua opinião.


Agradecido

Abs.

Vitor Dias disse...

Bom dia

Sou corredor de fundo e foi-me ontem diagnosticado (com recurso a ressonância magnética), tendinite bilateral do iliopsoas.
Ao correr em plano não tenho qualquer dor e até consigo neste momento andar rápido e sinto-me até em grande forma. Já subidas é que não as consigo fazer.
As minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Devo parar completamente ou poderei fazer treino em trajetos planos?

2 - Que tipo de tratamento deverei fazer para debelar a inflamação e superar esta lesão?

Muito obrigado pela atenção dispensada.

Vitor Dias