Curta e Siga


Avaliação da tendinite calcificante






A tendinite calcificante pode ser confundida com outras patologias do ombro, incluindo capsulite adesiva no ombro, bursites, lesões do manguito rotator, ou outros transtornos. Avaliação dos depósitos de cálcio geralmente é feito através da história e exame físico, porque eles não podem aparecer em raios-X. No entanto, ambos os raios-X e ultra-som são por vezes utilizados para o diagnóstico.


A relação entre os depósitos de cálcio e a dor é imprevisível, há pessoas que têm depósitos ainda não apresentam sintomas de dor ou limitação de movimentos. Também não parece haver uma correlação direta entre o tamanho do depósito de cálcio e da quantidade de dor que ela produz. Para aqueles que têm sintomas, a dor pode aparecer rapidamente - muitas vezes dentro de 24-48 horas - e ser grave. A dor é geralmente descrita como profunda e latejante na natureza (semelhante a uma dor de dentes).

Esta apresentação está em nítido contraste com condições de uso excessivo do ombro, onde os sintomas surgem gradualmente e são mais claramente o resultado do uso excessivo e repetitivo. A dor da tendinite calcificante normalmente aumenta em um curto período de tempo, e o movimento do ombro pode agravar a dor. Além disso, o descanso da articulacao afetada geralmente resolve a dor de invasão clássica e reclamações tendinite. A dor tendinite calcificada pode persistir mesmo depois de um período significativo de descanso das atividades que são dolorosas.


Com a clássica tendinite no supra-espinhoso , a dor é mais provável de ser exagerada, com abdução do ombro, ou com movimento ativo ou resistiido. Na tendinite calcificada, a dor não é tão dependente da atividade ou movimento, embora o movimento pode aumentar a dor, ela também pode ocorrer quando o braço está imóvel ao lado do paciente.

 

lowe2_21086_1_1_3479

Figura 2: Tuberosidade do úmero, onde a dor é sentida. anatomia em 3D. Copyright of Primal Pictures Ltd

Particularmente notável com tendinite calcificada é a dor com a palpação sobre o tubérculo maior do úmero ( Fig. 2. ). A dor não é predominante no grande tubérculo do úmero quando existem outros tipos de problemas do manguito rotador. Por exemplo, com dor no ombro o síndrome do impacto pode ser sentido no âmbito do processo acrômio com a abdução do braço. Mas se o tubérculo maior é palpado com o ombro em posição neutra, não será tão grande o desconforto se o problema for o ombro. Em contraste, a palpação da região é provável que seja muito dolorosa na tendinite calcificada.


A tendinite calcificante pode ser distinguida da capsulite adesiva ou ombro congelado porque não há um padrão capsular com essa condição. O padrão capsular de restrição (limitações maiores de movimento na rotação lateral e abdução) é um critério fundamental para a avaliação do ombro congelado. A bursite do ombro pode produzir dor em vários movimentos, mas geralmente não é agravada com a abdução resistida do ombro. O movimento resistido geralmente aumenta o desconforto na tendinite calcificada.



Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário