Curta e Siga


Saiba tudo sobre Tendinite Calcificante





 Resultado de imagem para artrose

A tendinite calcificante do ombro é uma queixa de dor dos tecidos moles, que pode ser aguda, mas geralmente é crônica e afeta os tendões do manguito rotador. Seus sintomas podem imitar outras condições, como capsulite adesiva, alterações do manguito rotador, síndrome do impacto subacromial ou tendinite tradicional caracterizada pela inflamação das fibras tendão.

Acesse o blog da Fisioterapia

Devido a esses sintomas semelhantes, conhecer os procedimentos de avaliação que permita distinguir esta condição de outras pessoas é uma prioridade para o tratamento. As estratégias de tratamento também são diferentes, portanto a atenção ao protocolo de tratamento específico para essa condição é necessário para a resolução da dor.

Os depósitos de cálcio podem se acumular em qualquer tendão, mas ocorrem com mais freqüência no supra-espinhoso, mas também a infra-espinhoso, redondo menor, subescapular e tendões (nessa ordem). Os depósitos de cálcio podem desenvolver-se sem nenhum motivo aparente (causa idiopática), e podem desaparecer e reabsorver sem intervenção.

As vezes, o tecido do tendão retorna gradualmente ao normal e os depósitos de cálcio reabsorvem. Na tendinite calcificada cronica, o processo de cicatrização é interrompido e a condição torna-se exacerbada, prolongada, e os depósitos podem continuar a desenvolver. Em alguns casos, pode haver compressão das fibras do tendão supra-espinhoso contra o lado de baixo do processo do acrômio. No entanto, há controvérsias sobre se o processo de invasão contribui para a patologia do tendão.

Alguns casos de tendinite calcificada tem um processo inflamatório ativo, mas a investigação ainda não apresentou uma causa. Pode ser que seja o processo inflamatório que produz os depósitos de cálcio, mas a inflamação pode também resultar de seu desenvolvimento. Em ambos os casos, a inflamação pode não ser aparente, uma vez que podem residir no âmbito do processo acrômio. Medicamentos anti-inflamatórios, tanto orais e injetáveis, são muitas vezes usadas com sucesso para aliviar a dor, então isto poderia indicar algum processo inflamatório.

Avaliação

A tendinite calcificante pode ser confundida com outras patologias do ombro, incluindo capsulite adesiva no ombro, bursites, lesões do manguito rotator, ou outros transtornos. Avaliação dos depósitos de cálcio geralmente é feito através da história e exame físico, porque eles não podem aparecer em raios-X. No entanto, ambos os raios-X e ultra-som são por vezes utilizados para o diagnóstico.

A relação entre os depósitos de cálcio e a dor é imprevisível, há pessoas que têm depósitos ainda não apresentam sintomas de dor ou limitação de movimentos. Também não parece haver uma correlação direta entre o tamanho do depósito de cálcio e da quantidade de dor que ela produz. Para aqueles que têm sintomas, a dor pode aparecer rapidamente - muitas vezes dentro de 24-48 horas - e ser grave. A dor é geralmente descrita como profunda e latejante na natureza (semelhante a uma dor de dentes).

Esta apresentação está em nítido contraste com condições de uso excessivo do ombro, onde os sintomas surgem gradualmente e são mais claramente o resultado do uso excessivo e repetitivo. A dor da tendinite calcificante normalmente aumenta em um curto período de tempo, e o movimento do ombro pode agravar a dor. Além disso, o descanso da articulacao afetada geralmente resolve a dor de invasão clássica e reclamações tendinite. A dor tendinite calcificada pode persistir mesmo depois de um período significativo de descanso das atividades que são dolorosas.


Com a clássica tendinite no supra-espinhoso , a dor é mais provável de ser exagerada, com abdução do ombro, ou com movimento ativo ou resistiido. Na tendinite calcificada, a dor não é tão dependente da atividade ou movimento, embora o movimento pode aumentar a dor, ela também pode ocorrer quando o braço está imóvel ao lado do paciente.

Particularmente notável com tendinite calcificada é a dor com a palpação sobre o tubérculo maior do úmero. A dor não é predominante no grande tubérculo do úmero quando existem outros tipos de problemas do manguito rotador. Por exemplo, com dor no ombro o síndrome do impacto pode ser sentido no âmbito do processo acrômio com a abdução do braço. Mas se o tubérculo maior é palpado com o ombro em posição neutra, não será tão grande o desconforto se o problema for o ombro. Em contraste, a palpação da região é provável que seja muito dolorosa na tendinite calcificada.

A tendinite calcificante pode ser distinguida da capsulite adesiva ou ombro congelado porque não há um padrão capsular com essa condição. O padrão capsular de restrição (limitações maiores de movimento na rotação lateral e abdução) é um critério fundamental para a avaliação do ombro congelado. A bursite do ombro pode produzir dor em vários movimentos, mas geralmente não é agravada com a abdução resistida do ombro. O movimento resistido geralmente aumenta o desconforto na tendinite calcificada.

Tratamento

Tratamento para tendinite calcificante difere do tratamento de outros transtornos do ombro. Se um processo patológica previsível não tenha sido identificado, e resolução natural da doença pode levar anos (3 a mais de 10, por vezes, sem melhoras). É geralmente tratada de forma conservadora, utilizando as modalidades não-operatório e em muitos casos responde positivamente a algumas destas abordagens. Anti-inflamatórios e injeções de esteróides são normalmente recomendadas, junto com a estimulação elétrica nervosa transcutânea e fisioterapia, mas estes têm benefícios limitados para esta condição. A diminuição das atividades também não resultou em melhoria significativa.

O ultra-som mostrou resultados mais positivos, mas pesquisas recentes indicam que níveis mais elevados de ultra-sonografia são necessários para melhoria e que ha pouca ou nenhuma melhoria em intensidades reduzidas. Outro estudo recente resultou na completa dissolução dos depósitos de cálcio em 86,6 por cento dos pacientes no tratamento com aplicação de terapia por ondas de choque radiais, que é uma aplicação de baixa a média energia através de onda de choque nos tecidos afetados. 1 Estas modalidades ambas visam acabar com os depósitos de cálcio.

O papel da massagem na melhoria da tendinite calcificante ainda não foi determinada até ao momento. Um estudo de 1999 mostrou que a massagem de fricção profunda combinada com fonoforese tem efeitos beneficos benéfico. 2 Fonoforese usa ultra-som para introduzir medicação (normalmente a medicação anti-inflamatória) na pele. Mais pesquisas são necessárias para avaliar os dois tratamentos individualmente. Mesmo que a massagem de fricção profunda possa funcionar para quebrar a calcificação no tecido, esta provavelmente seria desconfortável para o paciente.

Além disso, a massagem pode agravar a condição do cliente. Por esta razão, a aplicação de massagem direto com calcificações em tendões não é recomendada. Se ha suspeita de tendinite calcificante é , o profissional de massagem deverá encaminhar o cliente para um médico. No entanto massagem pode ser usada para alívio da dor em tecidos em geral associados e relaxamento geral, a menos que produza dor. Porque tendinite calcificada pode levar a ombro congelado com mobilidade restrita, massagem (nos tecidos não calcificados) e a mobilização passiva de movimento pode ser usada como prevenção, mantendo os ombros móveis.

Finalmente, os casos complicados podem ser tratados por um médico com uma técnica de invasiva se os tratamentos conservadores não forneceram qualquer alívio da dor ou benefício. Esta é uma técnica na qual uma agulha hipodérmica é inserido no depósito de cálcio. A agulha é então utilizado como uma sonda para quebrar os depósitos calcificados no tecido do tendão.Um anestésico local ou corticosteróides são usados em conjunto.

Um indivíduo com tendinite calcificante pode procurar a ajuda de um fisioterapeuta acreditando que têm algum outro tipo de condição de dor no ombro. Se o padrão de dor para que o indivíduo é semelhante ao descrito acima, a presença de tendinite calcificante devem ser considerada. Uma minuciosa avaliação será útil para discriminar entre tendinite calcificante e outros transtornos dos tecidos moles, como a patologia do manguito rotador, síndrome do impacto, ou capsulite adesiva. Fazer estas distinções são importantes para essa condição. Clientes com suspeita de tendinite calcificante deve ser encaminhado a um médico, mesmo se o cliente optar por continuar a massagem para alívio da dor leve.


Referências


Cacchio A, Paoloni M, Barile A, et al. Eficácia da terapia de ondas de choque radiais para tendinite calcificada do ombro :-cego, randomizado. clínica única Phys Ther , maio de 2006, 86 (5):672-82.

Gimblett PA, Saville J, p. Ebrall Um protocolo de tratamento conservador da tendinite calcificada do ombro . JMPT , 1999; 22 (9) :622-7.

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário