Entre as lesões que podem prejudicar movimentos simples das mãos, estão as tendinites de punho, inflamações que acometem qualquer um dos tendões localizados na região do punho. Um exemplo é a Síndrome de De Quervain, que foi descrita pelo médico suíço Fritz De Quervain em 1895 e atinge a borda lateral do punho. Alguns pacientes encontram dificuldades para segurar objetos com o dedo polegar, no chamado movimento de pinça.
Outra lesão semelhante é o dedo em gatilho, conhecido cientificamente como tenossinovite estenosante. Ela se caracteriza por uma inflamação no tendão responsável pela flexão do dedo, fazendo com que ele fique sempre dobrado, mesmo que o indivíduo tente abri-lo.
As tendinites normalmente acometem os punhos/pulsos, dedos, ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos (especialmente neste último a inflamação chama-se epicondilite).
O tratamento de tendinite através da acupuntura consiste primeiramente na localização exata da dor, bem como seu trajeto, pois, para a Medicina Tradicional Chinesa a tendinite é a obstrução do fluxo energético em alguns canais.
Portanto, o tratamento com a acupuntura para tendinite tonifica o sangue do fígado removendo a estagnação de energia da região e recomendando exercícios com movimentos opostos aos que ocasionaram a tendinite.
Vale ressaltar que quanto antes notar qualquer incômodo nessas regiões, por mínimo que seja, é importante procurar auxílio médico para que se tenha o diagnóstico rápido e preciso.
De forma geral, o tratamento de uma tendinite com acupuntura é simples de compreender. Puntura-se a zona dolorosa do tendão e relaxa-se o músculo com acupuntura. Pode-se fazer acupuntura na zona de dor.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário