A pata de ganso é um conjunto de tendões formado pelos músculos sartório, semitendinoso e grácil. A denominação "pata de ganso" é em virtude da estrutura parecida com a membrana natatória do ganso.
Essa musculatura tem a função primária de promover a flexão do joelho, tendo influência secundária na rotação interna da tíbia, e protegendo contra o estresse em rotação e em valgo.
Acesse o blog da Fisioterapia
São músculos que se originam na tuberosidade isquiática e na sínfise pública e se inserem na face interna da tíbia. Observa-se que junto à inserção dos tendões da pata de ganso localiza-se a bolsa sinovial que vai lubrificar e proporcionar mais funcionalidade nos movimentos evitando atritos locais. É comum esta bolsa sofrer de dores isoladas ou estar associada à tendinite pata de ganso, gerando assim uma bursite anserina.
Esse tipo de lesão é uma das tendinites mais frequente do joelho, afetando na maior parte a inserção da pata de ganso na borda superior interna da tíbia.
Sinais e Sintomas
- dor inflamatória na inserção do tendão (parte interna do joelho);
- sensibilidade à palpação (digitopressão) na área de inserção;
- dor na face medial do joelho ao subir e descer escadas;
- mobilidade articular passiva normal e ativa limitada pelo quadro de dor;
- ligeira tumefação sem acompanhamento de derrame articular, mas dolorosa à palpação;
- contração isométrica contra-resistência positiva para o músculo do tensão afetado;
- no caso de tendinite não resolvida, recidivante e naquela que acompanha um processo degenerativo inflamatório articular pode ocorrer a atrofia do músculo quadríceps.
Observa-se que uma grande quantidade de pacientes referem dor na região póstero-medial ou na linha média do joelho, sem edema, dessa forma tornando desafiador o diagnóstico diferencial com lesão de menisco.
A abordagem terapêutica na Tendinite Pata de Ganso muitas vezes é dificultada devido aos múltiplos fatores que podem estar envolvidos neste tipo de lesão, então o tratamento normalmente se torna prolongado e sujeito a recidivas e frustrações dos pacientes e terapeutas envolvidos.
Em razão disso se torna fundamental o diagnóstico exato e a avaliação dos fatores que podem estar gerando o quadro lesivo.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário