A tendinite no polegar é conhecida por diferentes nomes: tenossinovite, tendinite de De Quervain, síndrome de De Quervain e enfermidade de De Quervain. Fritz De Quervain foi o médico suíço que descobriu a doença em 1895. Ela se manifesta principalmente em adultos entre 30 e 50 anos, sobretudo em mulheres.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de tendinite surge no tendão que une o polegar ao punho — em geral, a inflamação acomete apenas uma das mãos. A dor, intensificada durante os movimentos, pode ser sentida tanto nessa região como se estender ao antebraço. Um exame físico é necessário para diagnosticar a doença.
Quais são as causas desse tipo de tendinite?
As causas ainda são investigadas, mas os pesquisadores acreditam que elas sejam multifatoriais. Veja, abaixo, a quais fatores e hábitos a inflamação está associada!
Uso excessivo do celular
Os hábitos da vida moderna podem contribuir para o surgimento da tendinite. A inflamação no polegar, em particular, surge em muitas pessoas por causa do uso excessivo do celular. Quem é que não depende do aparelho para quase tudo nos dias de hoje, não é mesmo? Fortalecer os músculos das mãos é importante para prevenir a doença.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que atinge as articulações. Ela também é apontada como possível causa da tendinite no polegar conforme o quadro de inflamação evolui. Por ser um fator de risco, é importante adotar hábitos de vida saudáveis e seguir o tratamento à risca para evitar o comprometimento dos tendões.
Movimentos repetitivos
Os movimentos repetitivos são observados principalmente no ambiente de trabalho, em especial em tarefas feitas à mão por um longo período. Com o esforço realizado, o indivíduo pode desenvolver a tendinite de De Quervain. Logo, é de fundamental importância preparar o corpo antes de iniciar as atividades.
Sobrecarga
Os movimentos repetitivos geram traumas diários nos tendões. Se o cordão fibroso não contar com a ajuda dos músculos para "amortecer" o impacto do esforço, o resultado é uma sobrecarga na região. Tal quadro também leva à tendinite de polegar.
Falta de alongamento
Antes de qualquer atividade a ser executada por um longo período ou feita regularmente, em especial as que exigem grandes esforços ou as repetidas, é recomendado alongar o corpo para aquecê-lo, preparando-o para o que vier adiante. Se isso não for feito, as chances de desenvolver tendinite com o passar do tempo aumentam.
Alterações hormonais
As alterações hormonais em mulheres — na gravidez, no pós-parto e na menopausa, por exemplo — favorecem o aparecimento da tendinite no polegar. Por ser confundida com outras doenças, como artrite e artrose, é importante um cuidadoso exame físico para a obtenção de um diagnóstico correto.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário