Tendinite patelar atinge o tendão patelar e afeta principalmente praticantes de atividades físicas, por isso também é conhecida como tendinite de saltador. O esforço repetitivo combinado a alguma disfunção de movimento levam a uma inflamação do tendão e, consequentemente, a dor.
A dor causada afeta não só o dia a dia do paciente, mas também seu rendimento no esporte, exigindo um tratamento eficiente.
Fatores de Risco da Tendinite Patelar
Uma combinação de fatores pode contribuir para o desenvolvimento da tendinite patelar, incluindo:
Atividade física
Correr e saltar são mais comumente associados à tendinite patelar. Por este motivo, a lesão é chamada de "jumpers knee" (joelho do saltador) na língua inglesa. Aumentos súbitos de volume e intensidade do treino, sem respeitar o intervalo de descanso para a reconstrução tecidual estão entre os principais fatores para seu início.
Encurtamento ou falta de alongamento muscular
Apesar de controverso, acredita-se que músculos da frente e de traz da coxa encurtados (quadríceps) e isquiotibiais podem aumentar a tensão no tendão patelar.
Desequilíbrio muscular
De maneira didática, se alguns músculos da frente da coxa são muito mais fortes do que os de traz, os músculos mais fortes podem puxar com mais força o tendão patelar durante o movimento. Essa tração irregular pode causar tendinite. Por este motivo, o teste isocinético é fundamental no diagnóstico e tratamento da doença.
Doenças crônicas
Algumas doenças reduzem o fluxo sanguíneo para o joelho, enfraquecendo o tendão patelar. Exemplos incluem insuficiência renal, doenças autoimunes tais como lúpus ou artrite reumatoide e doenças metabólicas como diabetes.
Fatores anatômicos
Acredita-se que fatores como a patela alta (patela em uma posição mais alta que o normal) e a chamada "patela bicuda", ou seja, uma patela cuja ponta final onde nasce o tendão patelar mais bicuda ou proeminente gerariam uma força de cisalhamento anormal sobre o tendão, levando a sua inflamação.
As dores no joelho podem ter origem em vários tipos de patologias ou lesões. O que importa é saber uma maneira de trata-las de maneira eficiente para que seu aluno consiga realizar os movimentos diários sem problemas.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário