Curta e Siga


9 condutas para tratamento de Tendinite de Aquiles








A tendinite de Aquiles pode ser sentida como uma dor intensa em atividades como subir escadas ou rampas inclinadas ou quando se aumenta a velocidade durante a corrida, melhorando com o repouso.

Nessa tendinite, o tratamento, normalmente, instituído é o seguinte:

Descanso - O primeiro passo para a redução da dor é a diminuição ou mesmo a interrupção das atividades que agravam a dor. Se pratica regularmente exercícios de elevado impacto com o solo (como correr), deve cessar ou restringir a atividade física. Em alternativa, pode alterar para atividades de baixo impacto que provocarão menos stress sobre o tendão de Aquiles. Atividades de treino cruzado como ciclismo, exercício elíptico e natação são opções de baixo impacto com o solo para o ajudar a manter-se ativo.

Gelo - fazer a aplicação de gelo na área mais dolorosa do tendão de Aquiles é bastante útil para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Pode aplicar gelo durante 15 minutos seguidos. Deve interromper ao fim de 15 minutos para evitar queimaduras na pele. Pode mais tarde repetir a aplicação de gelo por mais 15 minutos e várias vezes ao longo do dia. O gelo é um produto caseiro e natural que pode facilmente produzir em casa. No entanto, nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele sob pena de poder provocar queimaduras. Pode usar uma toalha, uma fronha de uma almofada, etc. para colocar entre a bolsa de gelo e a pele.

Medicação anti-inflamatória - os medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios não-esteróides (AINE's), como por exemplo o ibuprofeno ou naproxeno reduzem a dor e o edema (inchaço). Estes medicamentos, por norma, são prescritos em comprimidos ou na forma tópica, para a aplicação de pomada na região afetada. No entanto, estes medicamentos não permitem reduzir o espessamento do tendão degenerado. Este tratamento medicamentoso pode ter efeitos adversos, pelo que o doente deve tomar a medicação sempre de acordo com a prescrição médica.

Injeções de cortisona - a cortisona, um tipo de esteróide, é uma poderosa medicação anti-inflamatória. No entanto, as injeções de cortisona no tendão de Aquiles raramente são recomendadas, porque podem provocar a rotura do tendão.

Fisioterapia - a fisioterapia pode ser bastante útil no tratamento da tendinite de Aquiles. O médico deve instituir um programa de reabilitação individualizado de acordo com as queixas e particularidades do doente. Está provado que o tratamento fisioterapêutico funciona melhor na tendinite não insercional do que na tendinite insercional.

Exercícios de alongamento - em casa, o doente pode facilmente realizar alguns exercícios de reabilitação. O seguinte exercício pode ajudar a fortalecer os músculos dos gémeos e a reduzir o stress no tendão de Aquiles.

Incline-se contra uma parede com um joelho reto e o calcanhar no chão. Coloque a outra perna na frente, com o joelho dobrado. Para "esticar" os músculos dos gémeos e o calcanhar, empurre a anca para a parede, de forma controlada. Mantenha a posição durante 10 segundos e relaxe. Repita este exercício 20 vezes em cada pé. Uma forte pressão nos gémeos deve ser sentida durante o alongamento.

Protocolo de fortalecimento excêntrico - o fortalecimento excêntrico é definido como a contração (aperto) do músculo enquanto ele está a ficar mais "esticado". Os exercícios de fortalecimento excêntrico podem provocar lesões no tendão de Aquiles se não forem realizados corretamente. Primeiro, devem ser realizados sob a supervisão de um fisioterapeuta. Uma vez dominados com o fisioterapeuta, estes exercícios podem ser feitos em casa. Os exercícios podem causar algum desconforto, no entanto, não deve ser algo insuportável.

Fique em pé na beira de uma escada ou de uma plataforma elevada estável, com a parte da frente do pé na escada. Esta posição permitirá que o calcanhar se mova para cima e para baixo sem bater na escada. Deve ter cuidado para garantir que está equilibrado corretamente, de forma a evitar ferimentos ou quedas. Certifique-se de que se segura numa grade para ajudar a equilibrar-se.

Levante os calcanhares do chão e, lentamente, baixe os calcanhares até ao ponto mais baixo possível. Repita este passo 20 vezes. Este exercício deve ser feito de forma lenta e controlada. O movimento rápido pode provocar danos no tendão. À medida que a dor melhora, pode aumentar o nível de dificuldade do exercício segurando um pequeno peso em cada mão.

Outro exercício que pode realizar é a queda singular do calcanhar. Este exercício é realizado de forma semelhante à queda bilateral do calcanhar, excetuando o facto de que todo o peso é focado numa só perna. Isto deve ser feito apenas depois da queda bilateral do calcanhar ser dominada.

Calçado de apoio e ortóteses - a dor da tendinite de Aquiles insercional é frequentemente melhorada pelo uso de sapatos adequados, bem como dispositivos ortopédicos. Por exemplo, os sapatos que são mais suaves na parte de trás do calcanhar podem reduzir a irritação do tendão.

Além disso, as palmilhas para o calcanhar podem reduzir a tensão do tendão. Ao elevar o calcanhar funcionam como um "protetor" do tendão de Aquiles e são muito úteis para pacientes com tendinite insercional porque permitem mover o calcanhar para longe da parte de trás do sapato, onde o calcanhar pode "ter atrito". Também retiram alguma tensão do tendão. Para além da elevação do calcanhar, o uso de um "pé elástico" ou uma meia de silicone, também pode ser um bom complemento para diminuir a irritação na parte traseira do sapato.

Se a dor é grave, o médico pode recomendar uma "bota walker" ou "bota de caminhada" por um curto período de tempo. Isto permite que o tendão relaxe antes do início de uma terapia. O uso prolongado de uma bota é, no entanto, desaconselhado, uma vez que pode enfraquecer os "músculos gémeos".

Terapia de ondas de choque extracorporal - durante este procedimento, não invasivo, os impulsos de ondas de choque de alta energia estimulam o processo de cicatrização do tendão danificado. Ainda existem poucos estudos que comprovem a eficácia destes tratamentos. Devido ao risco mínimo envolvido, esta terapia, por vezes, é tentada antes do tratamento cirúrgico.

Nos casos onde os tratamentos médicos atrás descritos falharem, pode ser equacionado o tratamento cirúrgico.

Dominar o atendimento de fisioterapia em regiões corporais é o ponto de partida para um bom resultado do seu paciente.  Não deixe de assistir a apresentação do curso porque eu tenho certeza que é um conteúdo que vai te acrescentar para sua prática clínica.  Saiba mais sobre o Curso Fisioterapia do Pé e Tornozelo aqui


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário