A síndrome do túnel do carpo é uma condição que resulta da compressão do nervo mediano no punho e é causada por pressão sobre o nervo mediano, no punho. O nervo mediano proporciona sensibilidade à face palmar do polegar, ao polegar, dedo indicador, dedo médio e à face palmar do dedo anular. Proporciona também, movimento à uma parte da mão. O nervo se introduz na mão através de um canal formado pelos ossos do punho (ossos carpais), mantidos juntos por uma membrana resistente (ligamento carpal transversal). Esse espaço é chamado de túnel do carpo. O túnel é rígido, de forma que o inchaço de tecido adjacente pode causar compressão do nervo.
A doença ocorre mais frequentemente em mulheres de 30 a 60 anos, mas acomete também homens de todas as faixas etárias, sendo associada à gravidez, à síndrome pré-menstrual (TPM) e à menopausa. É provável que esteja relacionada a alterações hormonais, que causam retenção de líquidos e inchaço dos tecidos.
Há também outras condições associadas à síndrome do túnel do carpo, como a artrite reumatoide, insuficiência renal, diabetes melito, acromegalia, hipotireoidismo, mieloma múltiplo, obesidade, tuberculose recente, infecção fúngica e hipertensão.
Uma lesão ou trauma na região, inclusive (embora não exclusivamente) movimentos repetitivos dos punhos pode produzir inchaço nos tecidos, levando à síndrome do túnel do carpo. Essa lesão pode ser causada por prática de esportes, como o tênis e o handebol, ou por atividades como costurar, digitar, dirigir, trabalhar em linha de montagem, fazer pinturas, escrever, trabalhar com ferramentas (principalmente ferramentas manuais ou vibratórias) e outras similares.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Tendinites, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário